Descubra a quais perigos as crianças e adolescentes estão expostos na Internet.
1. Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet: todas as formas de abuso cometidas através da Internet.
2. Cyberbullying/assédio virtual: violência praticada com a intenção de agredir, perseguir, zombar e/ou assediar.
3. Exploração sexual de crianças e adolescentes na Internet: todos os atos de natureza sexual cometidos contra criança ou adolescente por meio do uso da Internet como meio de exploração sexual.
4. Exposição a conteúdos impróprios: acesso ou exposição de crianças e adolescentes, intencional ou acidentalmente, a conteúdos violentos, sexuais ou de ódio, prejudiciais ao seu desenvolvimento.
5. Grooming: estratégia que um adulto utiliza para conquistar a confiança de uma criança ou adolescente, via internet, com o objetivo de abusar ou explorar sexualmente.
6. Material de abuso sexual de crianças e adolescentes gerado digitalmente: a produção artificial, por meio de meios digitais, de qualquer tipo de material que apresente crianças e adolescentes participando de atividade sexual e/ou de forma sexual, para dar a impressão de que os fatos são verdadeiros.
7. Publicação de informações privadas: publicação de documentos e informações pessoais online.
8. Happy slapping: Esta é uma forma de cyberbullying que ocorre quando uma ou mais pessoas atacam um indivíduo enquanto o incidente está sendo gravado para transmissão nas redes sociais.
9. Sexting: autoprodução de imagens de cunho sexual, para troca de imagens ou vídeos com conteúdo sexual, via telefone e/ou Internet (mensagens, e-mail, redes sociais). Também pode ser considerada uma forma de assédio sexual em que uma criança e um adolescente são pressionados a enviar uma foto ao companheiro, que a distribui sem o seu consentimento.
10. Sextorsão (sextortion): chantagem a crianças ou adolescentes por meio de mensagens intimidatórias que ameaçam difundir imagens ou vídeos de cunho sexual criados pelas próprias vítimas.